quarta-feira, 28 de março de 2018

A Páscoa e a Umbanda

Qual a ligação da Páscoa com a Umbanda? Nenhuma, porque assim como a Quaresma, a Páscoa é um ritual da religião católica e nós, umbandistas, temos nossos próprios ritos e doutrina. Só escrevo este artigo, porque muitos umbandistas repassam mensagens e textos como se fossem católicos, talvez ainda por não ter assumido totalmente que UMBANDA é nossa RELIGIÃO. Ou por ainda se sentirem ligados à  religião onde foram criados.
Por Mãe  Sandra Sagrado



O que é Religião
Religião são rituais e doutrinas criadas por espíritos de luz e encarnados para que possamos nos ligar ao Divino Criador e, através destes rituais, podermos nos iluminar. A UMBANDA é RELIGIÃO considerada como tal a partir do momento que o Caboclo das 7 Encruzilhadas incorporou no médium Zélio Fernandino de Moraes e fez a primeira Gira de Umbanda em 15 de novembro de 1908.

A partir daí, temos todos os ritos e consagrações necessárias para uma religião: Batismo, Amaci, Casamentos, Funerais, Festas de Orixás (Ogum, Oxóssi, Xangô, Iemanjá etc...) de Guias (Pretos Velhos, Caboclos etc...), sempre respeitando os rituais básicos da nossa Religião. A Umbanda se ramificou em diversos nomes e formas de louvar, mas é Umbanda, ou seja, a religião que tem como ponto principal, " a Incorporação do Espírito para a Prática da Caridade! Com os mais sábios aprenderemos e aos demais ensinaremos", como proclamou o Caboclo das 7 Encruzilhadas quando 
materializou a Religião. 

Portanto, o umbandista é aquele que frequenta um Templo de Umbanda, participa de seus eventos, batiza seus filhos, casa na Umbanda, vai as Festas e Rituais da Religião, se torna ou não médium de um terreiro. 


A Páscoa e a Umbanda
O que a Páscoa tem a ver com a Umbanda?  A única ligação é dos umbandistas que foram católicos e não conseguiram se desligar dos antigos ritos e ainda se sentem ligados ao catolicismo, pois não assumem ainda a Umbanda como sua religião que os completa totalmente, seja por medo da responsabilidade, discriminação ou ainda por falta de clareza de quão bela é nossa religião. Ou ainda por se considerarem com duas religiões. Verdade! Já ouvi isso de umbandistas.

Vale lembrar que no Ritual Católico, a Páscoa é representada como a ressurreição de Jesus Cristo após ter sido caluniado, torturado e morto pelos judeus. Para nós Umbandistas não existe ressurreição, mas sim REENCARNAÇÃO, quando o espírito deixa o corpo, passa um período no plano espiritual e depois volta para cumprir outra missão na terra com outro corpo e outra história. Para a Umbanda, o Plano Terreno é de aprendizagem para o Espírito.

Nós umbandistas fazemos jejum e orações sob orientação dos guias quando se faz necessário, mesmo porque, peixe também é carne. Vale lembrar que, na época em que surgiu este rito de só comer peixe, séculos XV e VI, o Vaticano financiava a maior parte das expedições para pesca de bacalhau e lucravam com isto, daí veio a determinação, devido a grande influência da igreja católica nos governos ocidentais.

Assim, a Páscoa misturou vários rituais de outros povos considerados até profanos, como os povos nórdicos que davam ovos cozidos e coloridos em comemoração à Fertilidade de acordo com suas crenças. Ritual transformado numa forma de ganho econômico quando o ovo se tornou de chocolate. O Coelho, símbolo de fertilidade também.

Como lidar com este feriado
No entanto, é um feriado nacional, cuja a maioria de nós respeita e aproveita para viajar, mas também pode ser um momento de fazer as orações e pedir para melhora de nosso país, família, trabalho e que não se torturem mais as pessoas como os poderosos fizeram com Jesus, o Cristo.

Não se preocupe se deve ou não comer carne, coma o que quiser, mas sempre faça a prece sobre seu alimento para que se torne um medicamento em seu corpo físico e sejam retiradas todas as negatividades em cada fase de sua fabricação como orientam os guias do Recanto Sagrado Ubiratan.

Se tiver que passear, passeie! Se tiver que reunir a família, reúna! Sempre seguindo o nosso ritual de fazer as preces para que possamos ser bênçãos vivas e receber as irradiações vivas e divinas de nossos Amados Orixás e Mentores de Luz. 

Jesus e Oxalá

No mais, há o sincretismo de Jesus com Oxalá. 
Jesus foi um grande espírito de Luz que encarnou para sua grande missão na terra e influenciou todo o mundo ocidental em seus governos e organizações religiosas. Usando seu nome, fizeram guerras, ocuparam territórios, o que não foi nada ordenado por Jesus.

Oxalá é Orixá, Divindade, Trono da Fé de Deus, sustenta a Fé em toda a Criação Divina, seja ela consciente ou não de sua existência, humanos sejam de que religião for.  É Energia Pura de Deus que irradia Fé o tempo todo à Toda Criação de Deus e dá sustentação todas as atuações no Plano da Fé que seguem as  irradiações Divinas. Sustenta inclusive profetas, avatares, mestres ascencionados, seres iluminados que têm como missão vir espalhar a Fé em Deus e pregar união entre os humanos.
Sustentador inclusive da Luz de Jesus Cristo para o cumprimento de sua missão Divina como enviado de Deus para mudança da mentalidade e trazer a energia do Amor, Compreensão, Harmonia, Retidão, Fé e Comunhão de um humano com seu próximo como irmãos em Deus.

Esclarecidas dúvidas, siga em paz com o feriado, pratique a Umbanda que é uma ação diária com a qual nos tornamos unos com Deus. Capte e transmita a energia crística de Amor, Compreensão, Harmonia, Retidão, Fé e Comunhão, pregada por Jesus- o Cristo, assim como Buda,Krishna e de outras culturas. E respeitem os católicos, porque nós, umbandistas, respeitamos todas as outras religiões!

Que Oxalá abençõe a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário