segunda-feira, 16 de outubro de 2017

As fases de um médium num terreiro



 Você frequenta um terreiro e os guias indicam que voce é médium e voce começa a participar e percebe que há uma mudança interna em voce e nos demais irmãos e irmãs, mudanças de atitudes, porque começam a interiorizar valores umbandistas, alguns se adequam, compreendem aceitam e se tornam missionários, outros já se deixam levar pelo ego, vaidade e arranjam algum motivo para desistir. Percebemos que há fases a serem superadas. Em qual fase voce está ao frequentar seu terreiro de Umbanda?

Geralmente, os médiuns visitam um terreiro pela primeira vez por necessidade ou problemas, por curiosidade ou a convite de amigos porque quer conhecer. Em ambas as situações, são os próprios guias das pessoas que as estão encaminhados, já que são os instrumentos de Deus para trazer à tona a missão de cada um.
Quando a pessoa decide frequentar um terreiro, primeiramente como assistência vai para cuidar de suas necessidades individuais e familiares, ainda não se preocupando em qual tipo de Umbanda e suas  diferenças, vai apenas pela necessidade, ainda é uma pessoa que necessita de ajuda e precisa de atenção e cuidados até se equilibrar.

Primeira Fase - Se, durante o tratamento ou consultas passa a fazer o Desenvolvimento Mediúnico dentro do terreiro, ainda sim está voltado para si mesmo, soluções de seus problemas e como resolvê-los. É uma fase de descobertas, perguntas, indagações, tentativas de descobrir-se e o que fazer para melhorar ainda a vida material, familiar, emocional, amorosa, financeira sem a preocupação específica com a vida espiritual. Pode durar meses ou anos, dependendo da percepção de realidade do indivíduo e seu nível de comprometimento com a evolução. Ainda está voltado para o ego, como uma criança que começa a engatinhar e quer levar tudo à boca, literalmente, nesta fase, ainda solta palavras ao vento e faz promessas da boca pra fora pelo entusiasmo dos resultados que está obtendo em partes de sua vida.

Segunda Fase - Na segunda fase, o médium já quer incorporar e estar próximo aos seus guias, mas ainda tem a ideia de que o guia precisa lhe dizer tudo ou lhe dar intuição de tudo o que vai acontecer em todos os planos da vida, porque ainda vê a Umbanda num plano adivinhatório e socorrista e pensa em seu próprio socorro, ainda está num nível umbiguista e voltado para si e aqueles que gosta. Nestes momentos, começa a formar grupos dentro do terreiro e, se estiver num período competitivo, começa a criar correlação de forças dentro da casa, ou de forma sutil ou escancarada, formando panelinhas. É um momento em que, se aceitar críticas e ouvir os guias, consegue sair deste período para evoluir, se paralisar neste período que é uma fase adolescente, pode fazer birra, sair e querer levar coleguinhas embora, fazer troca com coisas materiais, dando coisas para ser tolerado em suas atitudes. É uma fase típica de adolescente que está num período de questionamentos e que pode evoluir ou paralisar e levar isto para o resto da vida. Mesmo aparentando que se preocupa com outros, ainda sim, sua preocupação é voltada para seu próprio ego e ajuda os demais em troca de se tornar ou líder ou porta-voz do grupo e obter respeito. Em todos os grupos humanos isto ocorre e no terreiro não seria diferente. É o momento do  dirigente  ter pulso firme  para colocar o médium/adolescente em seu devido lugar de forma conscientizadora. Tarefa bastante espinhosa que, muitas vezes, provoca a saída do médium e de seu grupinho.

Terceira Fase - Se voce como médium já passou por estas duas fases e continuou no terreiro, significa que quer evoluir e aprender. Nesta terceira fase passa a observar mais e a querer colaborar com o templo de alguma maneira, muitas vezes , já começando a perceber que, assim como foi ajudado, poderá ajudar. Neste momento começa a trazer amigos para conhecerem, para serem atendidos, já começa a se interessar sinceramente em aprender um poucox mais sobre a religião, faz cursos, participa e ainda não tem certeza de sua missão. Ainda nesta fase, está voltado ainda para o ego e quer demonstrar o agradecimento, como se estivesse sendo observado por alguém, ainda não é algo totalmente espontâneo. Nesta fase, se o médium terminou o desenvolvimento e lhe é oferecido algum cargo no terreiro e ele ainda estiver voltado para si mesmo, se amedronta da responsabilidade e sai do terreiro, com qualquer desculpa que ache cabível e aceitável pelo medo do comprometimento. É umbandista, mas anda não consegue assumir de público, só para as pessoas que confia e não levanta bandeiras.

Quarta-fase - Esta é uma fase muito bonita do médium que já está se afinizando com seus guias, enfrenta as dificuldades da mediunidade, pede e aceita orientações, procura aprender e quer evoluir, aceitando e fazendo críticas de forma construtiva e mais altruísta. Se convidado a exercer alguma função no terreiro, já consegue aceitar porque se sente parte, já está saindo do seu individualismo e fazendo parte da Umbanda como um todo, aos poucos começa a se organizar para estudar, compreender e assimilar o que está ocorrendo consigo e à sua volta, pois consegue ver a partir de si os outros à sua volta. Consegue convidar e estimular a outros a participarem do terreiro, sem enfrentamentos ou fanatismo e já se pensa Umbandista e não tem medo nem vergonha de sua religião, as dúvidas vão diminuindo dia-a-dia e começa a adequar a sua vida a sua realidade de médium umbandista.

Quinta-fase - O médium já se considera umbandista, está feliz com sua religião, por vontade própria começa a estudar para aprender os fundamentos, quer contribuir e fazer a caridade, é nesta fase que começa a atender e ocupar os espaços do terreiro junto com os demais, tentando deixar o individualismo de lado e pensando no terreiro como um todo. De forma construtiva questiona, pede orientações, dá sugestões, mas se sentindo parte e tendo claro sua missão na Umbanda e se oferecendo para contribuir com o templo a que pertence. Já fala da Umbanda como sua religião de forma alegre e sem constrangimentos, procura estudar para defender melhor e se torna então um agente multiplicador da religião Umbanda a partir de si. Nesta fase, dependendo de sua postura já incorpora a Umbanda em sua vida tendo como referência seu aprendizado e, muitas vezes, se torna referência para seu grupo de amigos e familiares.
Basicamente, foram estas fases que pudemos perceber ao longo do trabalho no templo umbandista. E você médium, em que momento está?

* Mãe SandraSagrado - dirigente espiritual do Recanto Sagrado Ubiratan

Nenhum comentário:

Postar um comentário