sexta-feira, 18 de março de 2016

Ciganos na Umbanda


Fonte: Umbanda eu Curto e Caravana do vento

Ciganas Kalbelia, moradoras do deserto

Os Ciganos se manifestam na Umbanda como uma Linha voltada bastante para a magia visando a prosperidade, a união familiar, o amor, a cura e a superação de preconceitos e de bloqueios emocionais.


A Linha dos Ciganos na Umbanda traz o arquétipo de um povo muito antigo e místico, de alma livre, desapegado e, por isso mesmo, capaz de atrair a prosperidade no campo espiritual e material e de ensiná-la a quem precise. O desapego e o senso de liberdade aparecem na sua maneira de viver, que é sustentada em suas crenças, tradições e na valorização da família. Nunca se envolvem em disputas por domínio ou conquistas.


Os Ciganos são grandes conhecedores da magia, alegres, amantes da natureza, serenos e sábios conselheiros. São portadores de uma Energia que favorece muito a prosperidade, pois estimula nas pessoas um sentimento de liberdade, de amor e celebração da vida, bem como o desapego, fatores indispensáveis para se atrair a ”boa sorte” e “a fortuna”. Gostam de música e dança, e suas Giras são envolventes, coloridas pelas suas vestes e, acima de tudo, pela sua energia alegre e amiga.


Usam muitos elementos magisticos, tais como: lenços e fitas coloridas, moedas, punhais, espelhos, taças, chaves, baralho, dados, pedras, runas, leques e incensos. Observam muito as fases da Lua para os seus trabalhos. No geral, a Lua Cheia é considerada a mais favorável, é a “lua madrinha” dos Ciganos.

Regência principal: Egunitá
Campo de atuação: Prosperidade, Amor e Cura
Cores: Principalmente Amarel


Santa Sara Kali protetora dos ciganos



Há muitas histórias e lendas  sobre Santa Sara. A mais conhecida conta que Maria Madalena, Maria Jacobina, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma serva, foram atirados ao mar numa barca sem remos e sem provisões. Desesperadas, as três Marias começaram a orar e a chorar. Sara retirou seu diklô (lenço) da cabeça, chamou por Jesus Cristo e prometeu que se todos se salvassem, ela seria escrava de Jesus e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todos os perigos atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Saintes-Maries-de-La-Mer, no sul da França. Conta-se que um grupo de ciganos que vivia por ali os socorreu. Com as mulheres, os ciganos aprenderam os ensinamentos de Jesus, passando a se familiarizar com a doutrina cristã. Sara continuou convivendo com os ciganos e passou a ser chamada de Sara Kali (“Kali” significa “negra” no idioma romani).
Sara cumpriu a promessa que fez no barco até o final dos seus dias, vivendo como devota de Jesus e sempre com seu diklô na cabeça. É por isso que, em sinal de respeito, as mulheres usam um lenço na cabeça quando vão em peregrinação até uma imagem de Santa Sara.
Cigana com Diklo

Além de ser protetora dos ciganos, Sara é, em especial, protetora das mulheres que querem engravidar ou que querem ter um bom parto. Há muitos anos, as ciganas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a Santa Sara, pedindo que engravidassem. Se isso ocorresse, elas iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer, e ali depositariam o mais lindo diklô que encontrassem. Neste local existem milhares de lenços, deixados por ciganas receberam esta graça.
E, como ter filhos é uma das maiores bênçãos entre os ciganos, é costume dar um diklô para as meninas quando começam a menstruar, dignificando a nova fase como mulher, e é muito gentil dar um belo diklô de presente a uma recém-casada. É por isso também que, entre muitas famílias, as ciganas casadas usam um lenço na cabeça.
Santa Sara é procurada também por todos aqueles que estão desesperados e têm fé. Venerada como protetora de seu povo, todos os anos, milhares de ciganos vão em peregrinação à cripta onde está sua imagem, em Saintes-Maries-de-La-Mer, para fazer suas orações, pedidos e agradecimentos. E, claro, sempre tem uma festa depois.
 o e Vermelho



Acessórios de cigana para a cabeça

Flor: O mais comum dos enfeites é simplesmente lindo e muito feminino. Ouse, use uma flor grande… misture cores e formas. 


Coque: Ideal para flamenco. Combinando com uma flor fica ainda mais bonito.



Lenço para Santa Sara: Com significado histórico e tradicional, é geralmente usado durante procissões de Santa Sara. Não há maneira correta de colocar, basta cobrir a cabeça em sinal de respeito.

Lenço do leste europeu: Muitas ciganas do Leste Europeu usavam o lenço para se proteger do sol nos trabalhos do campo e isto tornou-se um costume. O nó do lenço é dado atrás e pode ser dado por baixo ou por cima do cabelo. Também pode ser enfeitado com flores.

Lenço para casadas: O lenço para as mulheres casadas pode ser usado como no Leste Europeu, cobrindo o cabelo. O uso do lenço ou diklo está relacionado à lenda de Santa Sara.

Lenço para as namoradeiras: As mulheres solteiras e namoradeiras usam o lenço amarrado no meio da testa. Fica muito sensual, principalmente se você combinar a maquiagem. Tome apenas cuidado entre grupos muito tradicionais, pois pode ter conotação de prostituta.

Faixa: Pode tanto ser usada por mulheres comprometidas que não gostam de usar o lenço cobrindo toda a cabeça, como por solteiras que apenas querem colocar um adorno. Também fica muito bonito se for combinado com uma flor. Tome cuidado apenas entre grupos tradicionais, pois pode ter conotação de que é casada.
Peineta: Adorno tipicamente espanhol, deve ser usado em figurinos flamencos. Para completar, pode ser colocado um pequeno véu (mantilla).






Flores e fitas: Com ar angelical, fica bonito para danças leves, como francesas e celtas. Combina também com algumas danças de roda do Leste Europeu, como as romenas.




Testeira de moedas: Os enfeites com moedas são comuns para as ciganas de origem oriental, como as árabes.





Véu indiano - As ciganas indianas kalbelia, que vivem no deserto e dançam para se sustentar, é um véu mais longo e todo adornado com rendas ou desenhos e muitos enfeites.


Nenhum comentário:

Postar um comentário