sábado, 15 de abril de 2017

Páscoa e os Umbandistas

Alguns Irmãos me perguntaram qual o significado da Páscoa para a Umbanda. Nós Umbandistas não comemoramos a Páscoa, mas respeitamos como um ritual cristão.
Por Sandra Sagrado


Páscoa

Os cristãos festejam a Páscoa como a ressurreição de Jesus Cristo após sua crucificação na cruz, cerca de 33 D.C.  O nome Páscoa vem do hebraico Pessach, comemoração feita pelos judeus por sua libertação da escravidão do povo judeu no Egito. 
Jesus Cristo era de origem judaica, mas suas convicções se diferenciaram dos judeus da época que se aliaram ao governo e poder constituído,  se voltando para o fortalecimento do governo tirano da época, ao invés de seguir as leis religiosas. Neste sentido, Jesus criou uma nova forma de ver as leis, valorizando mais o espiritual que o material e realizando prodígios e curas, mudando os valores dos judeus e não judeus da época. Considerado revolucionário, foi condenado e crucificado mesmo sem ter cometido qualquer crime, justamente por se opor à exploração da fé do povo e valorização material.
Ao ser crucificado, ressuscitou no terceiro dia, justamente na época em que os judeus comemoravam o Pessach. Os símbolos cristão foram surgindo a partir daí para fortalecer esta época, peixe, vela, ramos etc...

Sincretismo
Devido ainda se fazer os sincretismo de Oxalá com Jesus Cristo, nós umbandistas respeitamos a Páscoa como um período em que devemos refletir sobre nossos atos pensamentos e ações para fortalecermos nossa evolução. É uma continuação de nosso trabalho contínuo pela evolução em que devemos nos libertar das sobras da escravidão causadas pela ignorância e rever o que precisamos mudar para melhorar e conhecer melhor nossa religião para defendê-la sem oprimir nossos semelhantes.

Acreditamos na reencarnação e que cada encarnado tem sua missão a cumprir, não havendo possibilidade de ressurreição. 

Respeitamos os símbolos e nos recolhemos, mas quando ocorre no mês de abril, como em 2017, fazemos este recolhimento espiritual, mas nos preparando para a nossa Comemoração ao Sagrado Orixá Ogum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário