domingo, 5 de junho de 2016

Empatia, importantíssimo para a prática da caridade

Ouvimos muitas pessoas com suas queixas e, quando não estamos ainda embuídos do sentimento de caridade, sempre pensamos, que não é problema nosso. Quando voce é umbandista, esta prática precisa ser repensada. Senão, como praticar a caridade? Para entendermos as pessoas, é preciso praticarmos a empatia.
Por Mãe Sandra Sagrado

A reprodução deste texto é autorizada desde que citada a fonte.

O que é a empatia?

É a atitude de se colocar no lugar do outro para entender o seu problema. Voce não precisa passar pelos mesmos problemas para entender o que o outro está passando, mas pode se colocar no lugar dele e imaginar-se o que faria e como faria naquela situação e solidarizar-se com a pessoa. Quando consegue fazer isso, está mais próximo da prática da empatia e mais distante dos julgamentos desnecessários que só atrasam a evolução, criam fofocas e comentários desnecessários a boa união dos irmãos umbandistas.

Vamos tentar?

Imagine que uma família inteira está sofrendo assédio espiritual e uma das pessoas está praticamente adoecendo e tendo dores em todo o corpo por conta de espírito perturbadores e sua fala se torna difícil e repetitiva e ela briga contra tudo e todos para se manter de pé. 
Voce tem que se colocar no lugar da pessoa para saber o que faria, como pediria ajuda, como no templo poderia se fazer para ajudar o mais rápido possível, mesmo não estando incorporado, que rezas, que magias divinas que devem ser feitas neste caso, qual o tratamento a curto, médio e longo prazos. E confirmar com os guias quais os melhores tratamentos, porque muitas coisas são os próprios médiuns que precisam fazer e recorrer ao guia para confirmação.

Já se imaginou nesta situação?

Proponho a cada umbandista se colocar no lugar daquele que ele fica rindo entre bocas e soltando olhares. Coloque-se no lugar do irmão, imagine-se na situação dele, seja solidário e pratica a caridade, primeiro compreendendo e esquecendo os julgamentos desnecessários.

Para praticar a empatia, voce precisa primeiro perguntar a si mesmo: Por que esta pessoa está falando e agindo assim? O pode pode estar gerando este problema? Como poderei ajudar sem estar incorporado?


Se já conseguiu responder, já é um grande passo para ser um grande médium, solidário e praticar a empatia e deixar os julgamentos desnecessários de lado e aí sim, praticar a caridade. Afinal, a Umbanda é a incorporação para a prática da caridade. Voce tem que estar incorporado da caridade primeiro para depois conseguir incorporar os espíritos caridosos. Muitas vezes, é só isso que falta para dar um salto de qualidade em sua incorporação e em seu trabalho. Sair do próprio eu e praticar a empatia.

 Já pensou nisso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário